Para qualquer usuário de PC, é importante ter um software antivírus eficaz instalado. Além de protegê-lo contra vírus nefastos e trojans, o software antivírus também bloqueia spyware e pode oferecer proteção adequada contra malware e adware.
No passado, o software antivírus tem sido conhecido por desacelerar PCs devido à sua necessidade de escanear extensivamente em uma base regular. Hoje em dia, porém, a maioria do software dificilmente faz uma mossa no desempenho do seu PC, enquanto ainda fornecer proteção.
Que software antivírus você deve obter, no entanto? Você pode pensar que você precisa gastar dinheiro considerável, a fim de obter um ótimo pacote de software antivírus, mas isso nem sempre é o caso. Muitas soluções livres existem agora e valem o seu tempo. Eles são muitas vezes feitos pelos mesmos fabricantes de soluções pagas, como Panda e Adaware. Vários relatórios têm demonstrado que as taxas de detecção e precisão são quase tão altas com o software livre como com o pago. Não estás a receber um serviço menos valioso. Pelo menos, não em termos de detectar vírus, embora o software pago é às vezes um pouco mais inteligente em detectar as lacunas. As empresas muitas vezes reservam certas características para os clientes pagantes, no entanto.
Isto significa que tipicamente, software antivírus livre oferece menos ferramentas do que suas alternativas pagas. Por exemplo, você pode achar que o software livre antivírus carece de proteção de phishing, ou um scan de malware on-demand, mas se você está disposto a fazer um pouco do trabalho você mesmo, eles ainda valem a pena conferir. Software de antivírus pago pode ser volumoso e oferecer um monte de recursos que você simplesmente nunca vai usar. Eles tipicamente se inclinam mais para a ideia de serem suites de segurança do que apenas para detecção de vírus ou malware. Isso é ótimo se você precisar desses recursos extras, mas nem todos precisam. Se você se sentir confiante usando seu PC e iniciando scans você mesmo, uma alternativa livre pode ser uma boa escolha a fazer.
Isso não quer dizer que o software antivírus livre é sempre limitado também. Alguns programas ainda oferecem ferramentas como proteção de phishing ou bloqueio de URL malicioso em cima de características-chave como uma varredura de vulnerabilidade ou detecção de malware comportamental.
Não se surpreenda se o apoio técnico é um pouco mais restritivo aqui. Normalmente, os usuários de software antivírus livre precisam se defender por si mesmos, enquanto as soluções pagas muitas vezes fornecem alguma forma de suporte ao cliente por telefone. Lembre-se, no entanto: você só está a uma pesquisa do Google longe de aprender, então se você está confortável confiando em bases de conhecimento ou fóruns, então você tem bastante suporte técnico ao seu alcance.
Se você tem uma mente tecnicamente justa e não precisa de filtros de spam, firewalls extras, ou outros recursos opcionais, você pode economizar muito dinheiro, optando por uma solução de software antivírus livre.
Leave a Reply